Inadimplência bate novo recorde e atinge 67,6 milhões de brasileiros, aponta Serasa

Segmento de bancos e cartões segue como responsável pela maioria das dívidas, 28,6% do total. O cartão de crédito é o maior responsável pela inadimplência, segundo a Serasa
TV Anhanguera/Divulgação
O número de pessoas com contas atrasadas voltou a bater recorde no Brasil. Segundo dados do Serasa Experian, o país registrou 67,6 milhões de inadimplentes em julho, maior cifra desde o início do levantamento, em 2016.
Isso representa uma alta de 800 mil pessoas em relação ao mês anterior.
O economista da Serasa Experian Luiz Rabi aponta que os recordes consecutivos da inadimplência do país refletem a alta da taxa básica de juros e a inflação ainda elevada, que impactam a realidade financeira dos brasileiros.
O segmento de bancos e cartões segue como responsável pela maioria das dívidas, 28,6% do total. Depois, vêm as contas básicas como água, luz e gás, com 22,2%. Em terceiro e quarto lugares ficam os setores de financeiras e varejo, com 13,7 e 12,4%, respectivamente.
Na divisão por região, São Paulo liderou o número de inadimplentes, com 16.016.549. Na outra ponta, Roraima foi o estado com menos negativados, 214.162.
O levantamento estima ainda que 41,8% da população adulta esteja inadimplente, e a maior parte das pessoas com nomes negativados possui entre 26 e 40 anos.
LEIA TAMBÉM:
Está com nome sujo? Veja se seu CPF está negativado e como renegociar suas dívidas para limpá-lo
Veja dicas para usar o cartão de crédito sem cair na inadimplência
Não pagou o carnê da loja? Veja como renegociar a dívida e manter suas contas no azul
Poupança tem saída recorde de recursos para o mês de julho