Açúcar ‘invisível’ pode levar ao diabetes; saiba qual a quantidade máxima de consumo diário

Nutricionista alerta para o açúcar presente em alimentos prontos. Podcast ‘De onde vem o que eu como’ explica por que os brasileiros têm o hábito de adoçar tanto os alimentos. Doces: consumo deve ter moderação.
Salah Ait Mokhtar/ Unsplash
O açúcar está naquele doce, depois do almoço.
No cafezinho de todo dia. Está no sorvete e nos achocolatados, mas nem sempre por escolha própria. O açúcar que não vemos pode representar um risco à saúde (leia mais abaixo).
O podcast De onde vem o que eu como alerta para o consumo excessivo e explica a origem do hábito de adoçar os alimentos. 🎧 OUÇA acima e, na sequência, saiba qual a dose diária recomendada:
DE ONDE VEM: veja os vídeos da série
NOME ERRADO: Limão-taiti não é limão de verdade; entenda a diferença
Banana e coco são do Brasil? Saiba a origem dos alimentos mais consumidos do país
🍫Orientações da nutricionista Raquel Botelho, da Unb:
🥄Dose máxima de açúcar: cinco colheres de sopa rasas por dia;
⚡Parece muito, mas não é: pense em todos os alimentos que você consome com frequência, como sucos industrializados, biscoitos, bolos e refrigerantes, que contêm açúcar na receita;
🩸Em excesso, o açúcar pode levar ao diabetes (entenda abaixo);
💡Dica: para reduzir o consumo, diminua aos poucos a quantidade do açúcar usado para adoçar os alimentos e bebidas. E fique atento à quantidade de açúcar nos alimentos industrializados.
Desde outubro do ano passado estão valendo novas regras para os rótulos dos alimentos. Eles devem informar se o produto contém altas doses de açúcar, sódio e gordura saturada.
As marcas têm um prazo de três anos para fazer as mudanças, mas já é possível encontrar embalagens com as novas informações.
O que é diabetes
Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina.
A insulina é um hormônio que regula a glicose no sangue e fornece energia para o organismo.
Se não for controlada, a doença pode provocar complicações no coração, nos olhos, nos rins e nas artérias e, nos casos mais graves, levar à morte.
Como prevenir: com hábitos de vida saudáveis, que incluem cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas. Outra dica é evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
OUÇA TAMBÉM: