Censo 2022: Santa Isabel do Rio Negro, no AM, é a segunda cidade do Brasil com maior proporção de indígenas

Na cidade, que tem 14.164 moradores, 96,2% da população se autodeclara indígena. O município amazonense fica atrás apenas de Uiramutã, em Roraima, a cidade com maior proporção de indígenas do país. Indígenas em Santa Isabel do Rio Negro.
Divulgação/Foirn
O município de Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas, tem a segunda maior proporção de indígenas do país, de acordo com dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22).
Na cidade, que tem 14.164 moradores, 96,2% da população se autodeclara indígena — 13.625 pessoas.
Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas.
Divulgação
O município amazonense fica atrás apenas de Uiramutã, em Roraima, que tem a proporção de 96,60%, e é a cidade com maior proporção de indígenas do país.
Além de Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Amaturá e São Paulo de Olivença estão no ranking das cidades com maior proporção de indígenas do país.
Veja o ranking:
Veja as dez cidades brasileiras com maior proporção de autodeclarados indígenas USAR ESTE
Editoria de Artes/g1
População indígena no Amazonas
Amazonas concentra a maioria dos indígenas do país, com 28,98% de população. Os dados são do Censo 2022 e foram divulgados pelo IBGE.
Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, todas no Amazonas, têm o maior número de indígenas do país. No ranking das 10 cidades brasileiras com a maior quantidade de indígenas, o Amazonas tem mais três cidades: São Paulo de Olivença, Autazes e Tefé.
Além disso, Censo aponta que o Amazonas é o estado que possui mais indígenas residentes em terras indígenas.
De acordo com o Censo 2022, o Amazonas registrou 490.854 indígenas. O estado, onde a população total de pessoas cresceu 13,12% em mais de 10 anos, ocupa a primeira colocação do ranking.
Vídeos mais assistidos do Amazonas