Societé General, BNP Paribas e HSBC são alvo de buscas em investigação sobre lavagem de dinheiro na França

Os bancos Exane e Natixis também são alvo de buscas. A investigação analisa a prática de ‘cum-cum’, que consiste na sonegação de impostos por clientes sobre dividendos via estruturas legais complexas. Prédio do HSBC em Canary Wharf, Londres. Foto de 21 de fevereiro de 2019.
Reuters
Autoridades francesas revistaram nesta terça-feira (28) os escritórios de grandes bancos, como Société Générale, BNP Paribas, Exane, Natixis e HSBC, por suspeita de lavagem de dinheiro e fraude fiscal, disse à Reuters um porta-voz da procuradoria financeira do Parquet national financier (PNF; órgão francês responsável por investigar crimes financeiros).
O porta-voz confirmou relatórios anteriores do jornal Le Monde, que diziam que a investigação estava ligada à redução de dividendos.
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Telegram
O PNF disse que cinco investigações estavam em andamento ligadas às práticas chamadas de “cum-cum”, que consiste na sonegação de impostos por clientes sobre dividendos via estruturas legais complexas
“As operações em curso, que exigiram vários meses de preparação, estão a ser realizadas por 16 juízes de instrução e mais de 150 agentes de investigação”, refere o PNF em comunicado divulgado por volta do meio-dia de terça-feira.