Metade das cidades do ES tem mais bois do que habitantes

Maioria dos municípios com mais cabeças de gado estão localizados no interior do estado. Em algumas delas, como Mucurici, no Norte do Espírito Santo, há um morador para cada 15 cabeças de gados. 38 cidades do ES tem mais bovinos do que pessoas
Reprodução
Onde tem pasto, tem bois (ou vacas, por que não?). Esta é uma realidade para 38 municípios do Espírito Santo, que têm mais bovinos do que habitantes. A maioria das cidades estão localizadas no interior do estado. Algumas delas, como Mucurici, no extremo Norte, são 15 cabeças de gado para cada morador.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Levantamento realizado pelo g1 utilizou como base os dados do Censo 2020, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra os números mais recentes de habitantes no país, e da Pesquisa de Pecuária Municipal (PPM), também realizada pela Instituto, que faz o censo agropecuário.
LEIA TAMBÉM:
População do ES aumenta mais de 318 mil em 12 anos e chega a 3,8 milhões de habitantes
Confira a população atualizada dos 78 municípios do ES
10 cidades do ES têm menos de 10 mil moradores; confira os menores municípios do estado
Vacas leiteiras costumam ser mansas e carinhosas; elas interagem com humanos também
Fábio Tito/g1
Além de Mucurici, as cidades que se destacam como aquelas que têm mais bois do que gente são Ecoporanga (10 bois por habitante), Ponto Belo (8 bois por habitante), Montanha (5 bois por habitante) e Boa Esperança (5 bois por habitante).
📲 Entre para a comunidade do g1 ES no WhatsApp e receba nossas notícias
Veja a proporção de bois por habitantes nas cidades do ES:
Cidades com mais cabeças de bois do que habitantes
E onde tem mais asfalto… falta boi!
Centro de Vitória
Ari Melo/TV Gazeta
Se por um lado os municípios do interior do Espírito Santo concentram o maior número de bovinos, por outro as cidades com maior desenvolvimento urbano têm mais habitantes do que cabeças de gado. Normal que assim fosse.
É o caso de Vitória, a capital do estado, onde, segundo o IBGE, existem apenas 98 bois ou vacas. Com uma população de mais de 322 mil habitantes, a tutela de apenas um animal precisaria ser dividida para 3.294 pessoas caso todos quisessem criar um boi ou uma vaquinha.
Atrás de Vitória, está a cidade de Vila Velha, que tem pouco mais de 7 mil animais. Neste caso, para que cada um dos mais de 467 mil habitantes tivesse um animal, seria necessário que a tutela fosse dividida por 61 pessoas.
Outras cidades, no entanto, estão bem distribuídas, apontou o levantamento. É o caso de Linhares, no Norte do Espírito Santo, que também tem atividade agrícola e industrial desenvolvidas.
Apesar de toda a urbanização e dos mais de 166 mil habitantes na cidade, há 145.300 bois ou vacas. Com uma diferença de 21.486 moradores a mais do que bovinos, seria possível que cada habitante tivesse um boi ou vaca.
Veja as cidades que têm mais habitantes do que bois ou vacas:
Cidades com mais habitantes do que cabeças de boi
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo