Lula elogia Haddad e diz que aprovação da reforma tributária foi um ‘fato histórico’

Presidente comentou aprovação pela Câmara do texto que moderniza o sistema tributário. Para o petista, medida facilitará investimentos. Proposta será promulgada na próxima semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou neste sábado (16) a aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados.
Em discurso na cerimônia de assinatura de um contrato para a construção de habitações populares em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, o petista afirmou que a aprovação da reforma foi um “fato histórico” para o país.
Concluída a votação no Congresso Nacional, a proposta vai para promulgação, ato que tornará o texto parte da Constituição. Entre os principais pontos da reforma, estão a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA); a definição de uma cesta básica nacional isenta de impostos; e a instituição do Imposto Seletivo, chamado de “imposto do pecado”.
No pronunciamento neste sábado, Lula elogiou os ministros envolvidos na aprovação da proposta, destacando a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por ter “coordenado” as negociações em torno da aprovação da proposta.
“Ontem [sexta-feira] nós conseguimos aprovar uma política de reforma tributária numa votação democrática, num Congresso em que a gente tem minoria, mas a capacidade do Haddad, do Padilha, do Jaques Wagner, do Zé Guimarães, foi tão grande que a gente pela primeira vez conseguiu aprovar uma reforma tributária”, disse Lula.
“Para facilitar o investimento, o pagamento de imposto, pagar mais quem ganha mais e pagar menos quem ganha menos, para que a gente melhore a vida do povo. Então, o que aconteceu ontem foi um fato histórico que o Haddad merece uma salva de palmas especial por ter coordenado isso”, completou o presidente.